Pergunte-me como o Coaching, pode fazer você, atingir seus objetivos:

Será que o Céu estava precisando de um Zelador?

 

O Coaching (processo) entrou definitivamente em minha vida. Hoje entre meus pares os diálogos são de Coach (profissional de Coaching) para Coachee (Cliente do Coach). Esta postura me agrada muito, visto que o Coach em sua essência tem um padrão nobre ao relacionar-se com as pessoas: Não julga; É flexível quando precisa ter uma opinião; Respeita profundamente as decisões do outro. Acompanhem a história a seguir, foi para mim um Coaching de amor e carinho.

O Lourival era até o ano de 2010 o zelador do prédio onde moro. Em 1993 eu fui síndica deste condomínio, é uma experiência que todos deveriam passar um dia na vida. Estávamos precisando de um faxineiro, eu trabalhava na FGV esta época, e trouxe o Lourival para trabalhar conosco.

Foi muito fácil todos gostarem rápido do Lourival. Sério, honesto e muito amigo. Embora semi analfabeto, nunca ninguém se importou em assessorá-lo, com cartas, recados, etc. De faxineiro foi promovido a Zelador, para tranqüilidade de muitos condôminos, que como eu sabiam como ele cuidava bem dele. Por que ele sabia como eu gosto do jardim, sem falsa modéstia, ele cuidava dele, como se estivesse no quintal da minha casa. Podamos juntos várias plantas, colocamos remédios caseiros. A única dificuldade era com a Bia (Beatriz), que supervisiona o pai atentamente, quanto à atenção de filho que ele destina a mim.

Em 2009, após 15 anos de luta, o Lourival foi fazer o Mobral aqui na região. Sem qualquer pudor mostrava a todos, as lindas cartinhas que trocava com sua mãe.

Para minha tristeza em 2010 o Lourival foi diagnosticado com câncer no pulmão, em fase super avançada. Impedindo inclusive sua locomoção. Foi tudo muito rápido, em abril começamos a observar seu emagrecimento e palidez. Ele foi obrigado ir ao médico, porque passou muito mal, sem antes obviamente deixar tudo organizado no prédio. A atual faxineira teve uma crise de nervos no dia, o que fez com que ele fosse rapidamente para o hospital. A Zefa sabia o que estava para acontecer.

Desde o momento que o Lourival ficou de cama, eu me predispus a ajudá-lo. Fui quase todos os dias conversar com ele, na intenção de alinhar seus pensamentos, e ajudá-lo a enfrentar melhor o momento que vivia. É uma das tarefas mais difíceis que um Coach precisa enfrentar, além do objetivo final ser o não desejado pelas pessoas, ainda este maravilhoso ser era meu grande amigo. Neste momento uma técnica da PNL me ajuda muito, é a dissociação. Na dissociação você congela suas emoções e observa o evento do lado de fora. Você passa a ser observador de você mesmo. Esta técnica é ótima para preservar seus sentimentos e emoções.

Com minhas emoções congeladas, como deve ser a postura de quem atende pessoas, tentei várias vezes conversar com seu subconsciente. O sentimento que o envolvia era de choque. É um estado previsível para quem recebe a noticia que vai morrer. Resolvi então utilizar ainda a técnica de dissociação, agora direcionada a ele, para acalmar o trauma que ele vivia. Nos diálogos que passamos a ter, foram todos dirigidos para sua capacidade de fazer as coisas bem feitas. Fizemos um pacto com o seguinte paradigma:

- Aonde quer que eu (Lourival) esteja, vou dar sempre o melhor de mim. Porque eu sei fazer as coisas bem feitas.

Esta frase foi repetida muitas vezes pelo Lourival. A mensagem subliminar que passávamos ao seu subconsciente, estava relacionada com auto-valorização e auto-estima, que via de regra ficam muito baixas em situações semelhantes.

Muitas vezes ele disse-me: D.Elza suas "rezas" estão dando certo. Era assim que seu mapa/território entendia o Coaching. Esta manifestação simples é a tradução do que o Coaching proporciona para as pessoas - O encontro consigo mesmo em qualquer tempo ou situação.

No dia 8 de Fevereiro de 2011 este meu amigo partiu desta vida, que tanto ele lutou para preversar. Sua filhinha ainda espera encontrá-lo, para continuar cuidando dele, como ela fez em todo este quase um ano. Disse-lhe em nosso último encontro, que o papai agora habita no mundo dos sonhos. Que muitos lindos encontros ela terá com ele. Certamente as lindas lembranças perceptivas do seu pai, irão brincar todas as noites com ela.

Se um dia você perceber, que o céu está mais organizado, pode ter certeza que o nosso Lourival, deve estar aprontando das suas por lá. E certamente deixará seus jardins lindos e muito bem cuidados, como se fossem os jardins do quintal de nossas casas.

   

 

 

 

 

 

Click aqui para falar comigo ==> elzaconte@coachviaconte.com.br

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.