Pergunte-me como o Coaching, pode fazer você, atingir seus objetivos:

Non Habemus Neymar

 

Palavras Chave: Coach, Coachee, Coaching, Futebol, Ídolos, Modelos, Neymar.Palco, PNL, Saúde Mental

Qual a diferença entre Ídolo e Modelo?

Como esperado o Neymar acabou de deixar seu reinado de ídolo, deixando no coração de seus seguidores um enorme vazio. Todos nós choramos, junto com esse simpático jogador, sua emoção ao ouvir o hino nacional, na última apresentação do seu Time de Futebol.

Um ídolo pode trazer algum benefício para a nossa saúde mental?

Ídolo é aquele que você segue. É aquele no qual você transfere todos seus anseios e desejos. Se você pesquisar em dicionários, terá como resultados uma conotação religiosa, voltada à veneração. Não é diferente o sentimento com artistas, esportista pelos quais dedicamos excessiva admiração.

É confortável espelhar-se em um ídolo. Ele faz o que você gostaria de fazer e não consegue. Ao projetar-se em um ídolo, você engana seu subconsciente, passando informações dos valores dos ídolos como se fossem seus. Este é o motivo pelo qual o ídolo não pode errar. Quem fica no comando neste momento são seus valores, confundindo-se com os valores do outro. Esta veneração acabar em frustração e desencanto, é muito mais comum do que você pode imaginar.

Importante ressaltar que é cultural verenar ídolos. Cada época tem sua característica peculiar, hoje o consumismo inveterado e desenfreado, usa os ídolos para vender imagens e produtos. É prazeroso estar na moda, igualar-se aos seus pares. Convém, todavia, estar alerta e observar, quando você sai do palco e faz simplesmente seu ídolo brilhar. Estar alerta é fundamental. Ou você quer ser o coadjuvante no palco de sua vida?

Há, todavia, um efeito muito mais eficiente para trabalhar nossa mente: Os modelos. Em Programação Neuro Linguística estudamos as pessoas de sucesso. Fazemos delas uma modelagem, experimentamos e adaptamos sua forma de "Ser, Fazer e Ter" aos nossos valores. Trata-se de uma análise de padrões de excelência, onde através de uma experimentação, pode-se observar a conveniência do processo.

Pela vida afora modelamos outras pessoas inconscientemente. Modelamos o que fazem nossos pais, nossos professores, nossos amigos, nossos amores, nossos gurus. Esta modelagem de ações adaptadas aos nossos valores, é extremamente rica para nosso desenvolvimento pessoal. Diferentemente da idolatria onde apenas seguimos, a modelagem nos leva a analisar o que de bom do outros, principalmente aqueles que admiramos, pode ser analisado, digerido e agregado aos nossos valores. Cuidado!!! Modelagem não é repetição. Modelagem é utilizar o que dá certo, porque pode nos trazer algum benefício.

Dica: Arquive como modelos de sucesso, as suas próprias experiências bem sucedidas. Em determinadas situações de nossas vidas, temos dúvidas sobre decisões a serem tomadas. Um bom parâmetro é lembrar como você conseguiu êxito em uma situação semelhante anteriormente. Vale até usar os mesmos atributos como: Cores, postura física, relaxamento mental, detalhes na comunicação e expressão. Todos estes detalhes são minuciosamente estudados em PNL.

É um assunto novo? Você está entrando pela primeira no palco da vida com essa atividade?

Pesquise, pergunte a quem já fez. Elabore seu próprio roteiro. Entre no palco para brilhar. Esta é a grande vantagem de saber Modelar.

Melhor modelar do que idolatrar? A escolha e as consequências são sempre suas. Ao idolatrarmos ou modelarmos, não há certo ou errado, há o útil e menos útil.

Este é um longo assunto para conversarmos muito em nossas reuniões de Coaching.

Alias se Non Habemos mais Neymar, você já pensou que a fumaça branca pode ser acesa para você mesmo? Pense sobre o assunto.

   

 

 

 

 

Master Practitioner em Programação Neuro Linguística

 

Click aqui para falar comigo ==> elzaconte@coachviaconte.com.br

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.