Pergunte-me como o Coaching, pode fazer você, atingir seus objetivos:

Caminho do Meio

Palavras Chave: Autossabotagem, Caminho do Meio, Coach, Esteticismo,Excelência,Perfeccionismo, Melhoria Contínua

Faz pouco tempo, conversando com um grande amigo, discutíamos sobre a importância de um texto escrito de forma correta, sem erros gramaticais, com estética e estilo. Em tom jocoso esse querido amigo, respondeu-me:

- "Herrar é umano", o que importa em um texto é seu conteúdo, sua mensagem. O perfeccionismo pode lhe causar problemas na vida. Esse meu amigo ainda continua: Quem se importa com o estético em um texto?

Você concorda com essa tese? Vamos analisar os fatos andando pelo caminho do meio.

Caminho do Meio? O que é isso? - É uma figura de linguagem, que tem por objetivo, analisar os fatos informalmente, sem julgamento de valor.

Ao perfeccionismo e ao esteticismo são reservados atributos pejorativos. Considere nesse texto que, vamos analisar os extremos do perfeito e do estético, que não transitam pelo caminho do meio.Acompanhando esse texto a famosa tela de Picasso, que vai da complexidade do desenho de um touro, até as poucas linhas. Em um exemplo de perfeição e estética jamais vistos.

Enquanto trabalhei em uma instituição de ensino de São Paulo, quando precisava selecionar candidatos para a área de informática, o primeiro teste era uma redação, sobre um tema ligado ao setor em que o pretendente ao cargo estava se candidatando. No caminho do meio quem tem gosto pelo que faz, tem cuidado, imprime uma característica, um estilo, tem clareza ao expressar o que pensa, é um candidato essencialmente bom para qualquer atividade a ser desenvolvida, que certamente terá na parte técnica, exigida para o cargo, as mesmas características e facilidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal, ao expressar-se em um texto.

Vislumbrando as marginais do caminho do meio, ao perfeccionismo reservam-se conceitos de idealização impossível. O ser perfeccionista está sempre em busca do perfeito, tem dificuldades de visualizar etapas secundárias de aprendizagem. O conceito de Feedback, não combina com perfeccionismo. As pessoas que são atingidas por essa característica, são insatisfeitas por natureza, visto que estão sempre a procura do impossível. Estar à procura do impossível na verdade passa a ser uma autossabotagem. O pensamento comum do perfeccionista é procurar sempre o mais perfeito, que por não existir, limita o portador desta característica a buscar o sucesso.

Um exemplo comum de perfeccionismo é em tratamento de emagrecimento. Os perfeccionistas nunca estão satisfeitos com suas conquistas. Um planejamento adequado, que privilegia o caminho do meio, é muito difícil de ser seguido, portanto nenhum caminho é adequado e nada é realizado.Veja material sobre Emagrecimento e Coaching em: Clique aqui

Ao esteticismo reservam-se conceitos de beleza além do racional. O ser com senso de estética exagerada está sempre em busca do belo além dos limites, tornando superficialista e sem conteúdo em tudo que faz. Outra questão não menos importante é que o ser com senso de estética exagerada, tem tendências a segregação e consequentemente comportamento egocêntrico e passa a ver defeitos em todas as pessoas que o cercam, tornando-se uma pessoa de difícil convivência.

Um exemplo comum de esteticismo são as pessoas portadoras de anorexia. O belo neste caso ultrapassa os valores racionais de saúde e qualidade de vida. As pessoas portadores de anorexia, perdem o senso de estar ao lado do belo, prejudicando seriamente sua lucidez.

Mas e o "herrar é umano" como fica neste nosso bate-papo?

Imaginem um fantástico texto com o título errado, o que aconteceria? Toda a atenção estaria voltada para o título. O diferente desperta a atenção do leitor/ouvinte. Um texto esteticamente bonito e sem conteúdo também não desperta qualquer interesse. Nem tanto para o perfeccionismo nem tanto para o esteticismo. Que tal andarmos pelo caminho do meio e buscarmos excelência em nossa comunicação, em nossos textos, em nossa vida?

A excelência é um veículo que trafega harmoniosamente pelo caminho do meio. A excelência na vida pessoal e na vida profissional está baseada em melhoria contínua.

Parecido com Perfeccionismo?
- Melhoria contínua tem sentido de crescimento, de aprendizagem, de feedback.
- Perfeccionismo tem sentido de onipotência.

Parecido com Esteticismo?
Melhoria Contínua tem sentido de inovação, de criatividade, de causa
Esteticismo tem sentido de forma, de beleza, de efeito

"Herrar é umano"?
Se você estiver voltado à excelência, saberá que a errar faz parte do aprendizado do ser humano, ao privilegiar que cada busca do melhor, com base no refazer sempre que necessário, dignifica sua trajetória como alguém que vive seu tempo, convive pacificamente e busca harmonia entre seu mundo interno, externo e interpessoal.

Os candidatos que trabalharam na equipe que orgulhosamente fiz parte em uma instituição de ensino de São Paulo, que apresentaram excelentes redações, são pessoas voltadas à melhoria contínua. Os que mantenho relacionamentos virtuais, são todos grandes profissionais da área onde começaram conosco a trilhar o caminho do meio.

Melhoria Contínua? Esse é o trabalho de um Coach, que gostaria muito de dividir com você.

 

   

 

 

 

 

 

Click aqui para falar comigo ==> elzaconte@coachviaconte.com.br

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.