Minha Senhora a gente precisa aproveitar o momento!!!
Palavras Chave: Certo/Errado, Coach, Coachee, Coaching, Experiência no Metro, Leis, Limpeza, Ordem, Rapport, Teoria das Janelas Partidas, Vandalismos

Se a única ferramenta que você tem é o martelo, você tende a tratar tudo como se fosse um prego.- Abraham Maslow

São Paulo, 23 de Junho de 2013.

Na semana nos ditos atos de vandalismo na Av. Paulista, chamou-me atenção um filme apresentado nos noticiários, de uma banca de jornal, sendo impiedosamente arrombada. Nota-se no filme pessoas agindo com muita agressão, e no final um senhor, de aparência conhecida, preocupado com a filmagem, retirou alguns pacotes de salgadinho do local. O que teria levado aquele homem a pegar o alimento?

Ontem à noite copiei a imagem, porque pretendia escrever sobre ela. Hoje na volta da minha habitual caminhada matutina, encontrei o mesmo senhor (Foto em destaque. Cobri seu rosto para preservar sua identidade), recolhendo como sempre suas latinhas. O reconheci imediatamente. Por uma questão de rapport (sintonia), ele percebeu imediatamente que eu o olhava. Imediatamente, disse-lhe:

- O Senhor está famoso, aparecendo em todos os jornais...
- Respondeu ele todo vaidoso pelo sucesso:
- É minha senhora a gente precisa aproveitar o momento!!!

Lembrei-me imediatamente de uma experiência que fiz, logo no começo do funcionamento dos Metros em São Paulo. Estava com alguns amigos de Minas Gerais, que ainda não conheciam a estrutura do transporte em questão. Na época era marcante o pessoal da limpeza do serviço, estar sempre atento a qualquer sujeira jogada ao chão. Era imediatamente limpo. Levei os amigos em questão na estação do Brás, que na época era uma das poucas que fazia interação com os trens que ainda hoje servem a região do ABC em São Paulo. No local quando você sai do metro até chegar ao trem, precisa passar por um longo corredor. Nele, operava-se a mudança das pessoas. Dentro do espaço onde havia rígida limpeza, as pessoas comportavam-se no padrão da mesma:

- Não jogavam papeis ao chão;
- Não jogavam restos de alimentos;
- Outros, que se observa facilmente em locais onde a sujeira prevalece.

Em conjunto com o grupo de amigos, atravessamos o corredor divisório, onde a limpeza era precária. As mesmas pessoas com comportamento civilizado no ambiente que prevalecia a limpeza mudavam totalmente de comportamento, jogando papeis e outros elementos ao chão.

O mesmo aconteceu com nosso amigo catador de latinhas. Hoje quando o encontrei nas proximidades da banca de jornal destruída, recolhia pacificamente seu material de trabalho.

A ocasião faz o ladrão? O nosso amigo, conforme suas próprias palavras aproveitou o momento para tirar vantagem da situação?

Antes dos acontecimentos da revolta pelo Passe Livre, recebi um interessante e.mail sobre a Teoria das Janelas Partidas. A teoria explica que se a ordem for quebrada, como uma janela partida e não consertada a tempo, é desencadeado um processo de deterioração, que quebra todos os códigos de relações sociais. A teoria explica que não é um caso de pobreza. O nosso amigo hoje pela manhã, não me falou sobre fome, mas sim sobre o prestigio de apoderar-se de algo, que estava vulnerável. Veja artigo completo. Vale a pena ler.

Gostaria de destacar com você, que a violência verificada nestes últimos dias, é tão importante com as salutares reivindicações dos jovens no movimento do transporte livre.

A violência verificada foi desencadeada pela falta de coerência e ordem lógica no atual momento que vivemos. Em Programação Neuro Linguística, dizemos que "Não há certo ou errado", Há "o útil e o menos útil" A falta de ordem gera incômodo. As Programações Mentais das pessoas são acionadas. Útil ou menos Útil é uma questão a ser estudada e neutralizada quando não estiver sendo ecológica. Faz-se necessária ação adequada para estudar e resolver estes casos. Repressão, Violência para a Violência, apenas afasta as moscas em torno do açúcar. É preciso para as moscas e para a violência destruidora, ações inteligentes e direcionadas.

Para questões muito mais simples, durante as sessões de Coaching, mostro sempre o seguinte exemplo sobre a ordenação de ideias, muitas vezes o suficiente para encontrar a solução, se você afirma que:

- Toda árvore é uma laranjeira. Soa estranho não é mesmo?
Experimente agora ordenar as palavras:
- Toda a laranjeira é uma árvore. Agora melhorou?

Certamente a falta de ordem que vivemos atualmente, deverá ser longamente discutida por todos os segmentos da sociedade. As leis nascem desta forma: A ordem popular manifesta-se e as leis são criadas.

E quanto a você? O que está desalinhado em sua vida?
Este é o principal trabalho de um Coach. Ajudar seus Coaches a alinhar seus valores, e criarem suas próprias leis.

Veja também Como resolver estas questões no Menu Planejamento

 

   

 

 

 

 

 

Click aqui para falar comigo ==> atendimento@coachviaconte.com.br

 

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.

Entre em contato: (11)96384-6380

VOLTAR