Sinais de Mudanças?
Palavras Chave: Apartidarismo, Cidadania, Coach, Coachee, Coaching, Código de Ética, Mudanças, Passe Livre, Persistência, Pontos Negativos, Planejamento, Sinais

São Paulo, 18 de Junho de 2013.

Como você identifica o começo de uma mudança?

E ao invés de pensar O QUE SERÁ O FUTURO? A Pergunta deve ser: O que precisamos tentar Solucionar HOJE para CRIAR o FUTURO?
Peter Drucker - no livo Uma Era de Descontinuidade

Quando os jovens da campanha "passe livre" começaram a atuar na cidade de São Paulo, na fonte geradora da comunicação entre eles, o Facebook, lia-se com indignação, sobre abusos, falta de cidadania, violência dos participantes. Se você observar hoje, grande parte das páginas está com fotos da bandeira brasileira.
A persistência dos jovens, a adaptação dos pontos negativos, o apartidarismo, a garra e vontade de passar a mensagem, provocou a mudança. Legítima e emocionante.

Vamos analisar rapidamente cada um desses fatores?

A Persistência: Uma das grandes causas de insucesso, relatadas por nossos Coachees (clientes), é a desistência. Existe no inconsciente das pessoas, a ideia que no primeiro "não deu certo", o objetivo não tem valor. Esgotar todas as possibilidades é cansativo? Para a maioria das pessoas, sim. É o seu caso? Não foi certamente para os jovens do movimento. Hoje, 18 de junho de 2013, assistiremos mais um movimento, agora com relatos de emoção, observados na imprensa, na rua, nas observações de comentários no Facebook.

A adaptação dos pontos negativos: Há dentro do movimento um sintoma de expertise. A cada crítica o movimento aproveita e adapta. Observem a questão do partidarismo. Até o terceiro dia do movimento, a preocupação dos expectadores, era sobre que partido político estava na retaguarda do mesmo. A resposta foi imediata. Grandes cartazes informam: O movimento não tem partido. O vandalismo diminuiu. As forças armadas estão estrategicamente observando o movimento.

O Apartidarismo: O movimento veio chancelar esta nova tendência. Como ideologia o apartidarismo, preza a distância de organismos sociais, como: Associações, Partidos, Agremiações. Para a maioria jovem participantes do movimento, ser apartidário não é necessariamente uma ideologia e sim uma falta de opção. Sinal claro de aves de arribação nos céus do Brasil. Quem vai dar novos horizontes para estes jovens?

A garra e a vontade de passar a mensagem: Estamos sendo expectadores de um novo tipo de mensagens: Pessoas que jamais se manifestaram e tem liberdade para fazê-lo. Foi uma conquista da persistência, da adaptação dos pontos negativos, do apartidarismo. Nota-se mensagens tipo Post no Facebook, por isso não existe o processo de lógica nelas. Apenas uma vontade imensa de manifestar-se. Natural e essencialmente verdadeira, atingiu o mundo inteiro.

Eu particularmente como Coach, jamais pensei em ouvir manifestações contra o futebol no Brasil.

A identificação com a necessidade de mudança é legítima e evidente.

O grito de desabafo foi lançado. Entra para a história e deixa em cada um dos segmentos da sociedade, esta profunda pergunta: Quem vai fazer a mudança?

Meus amigos Coaches: O que podemos colaborar com esta mudança?

Meus mestres da FGV, PUC, USP: O que as universidades podem colaborar com esta mudança?

A sorte não esta lançada. O momento requer ponderação e equilíbrio. Todos podem colaborar. Ou não?

Seja qual for sua resposta, faz-se necessário planejar o que deve ser feito. Planejar não significar necessariamente enquadrar o movimento em regras rigorosas. A primeira atividade de um Planejamento é saber exatamente o que o indivíduo (pessoa ou grupo) Quer, de forma clara e congruente.

Outra questão de fundamental importância, que tenho observado constantemente em reuniões de Coaching, principalmente em grupos empresariais, é o "Código de Ética" do estabelecimento de um Objetivo/Meta. Nesta atividade é estabelecida a sua diretriz básica. O que deve ser observado como fundamental para que a mesma seja um sucesso. No caso do grupo Passe Livre, é necessário estabelecer de forma oficial o sentido partidário ou não da atividade, quem deve e pode participar, respeito aos valores interpessoais conflitantes e de consenso, outros. Veja mais detalhes no Menu Planejamento

 

   

 

 

 

 

 

Click aqui para falar comigo ==> atendimento@coachviaconte.com.br

 

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.

Entre em contato: (11)96384-6380

VOLTAR