Um Planejamento com a sua marca - Ser - Fazer - Ter

Palavras Chave: Coach, Coachee, Coaching, Congruência, Mudanças, Perguntas de Poder, Planejamento

Em um reino distante, vivia um soberano infeliz. "Ter" em sua vida era uma questão de solicitar e conseguir.

Cansado de procurar a felicidade, em um determinado dia, convocou todos seus súditos e determinou: Eu soberano deste reino, determino que todos procurem a felicidade para mim.

O Mago do reino, após ponderar muito, sugeriu que todos procurassem o homem mais feliz do reino, e trouxessem para o rei, a sua camisa. Obviamente quem o conseguisse, ganharia ouro e prestígio.

Todos em busca do homem mais feliz do reino.

Após muita procura um dos grupos, muito interessado na recompensa, encontra um homem, simples e humilde, brincando placidamente com pedrinhas jogadas ao lago. Sua aparência transmitia paz e tranquilidade. Perguntaram-lhe:

- Senhor, estamos procurando alguém feliz. O senhor é feliz?
- Sim, respondeu o humilde ser.
- Precisamos então levar sua camisa para o Rei, que esta muito infeliz.
- Lamento pelo Rei, mas eu nunca usei uma camisa.

Como você analisa esse rei que queria Ter antes de SER?
Como você analisa nessa história o Fazer perdido entre o Ter e o SER?

Nessa época do ano (metade de novembro), muitas pessoas procuram os Coaches, para ter um planejamento de atividades para o ano que em breve começará. Tais planejamentos estão sempre embasados na necessidade de grandes mudanças e na maioria da vezes em apenas "TER" um planejamento. Da mesma forma do Rei da Metáfora acima, Ter um planejamento de atividades, não significa que o mesmo servirá para o ajuste de seus valores e perspectivas de vida. Tal como o Homem Feliz, muitas vezes a camisa dele, que no caso nem existia, não servirá para nos motivar a trilhar caminhos de partida e chegada.

Promessas na virada do ano, você precisa delas?

Todos nós adoramos promessas, sonhar com majestosas mudanças. Afinal estamos todos vestidos de branco, muitos fogos, entramos no mar e pulamos ondas. Precisamos fazer algumas promessas não é mesmo? Promover movimento? Sair da rotina... Tudo certo para passar bem por uma tradição, ritual, comemoração. Nosso espírito precisa desses diferenciais. Revigora, Reenergiza. Todavia esses rituais, tão gostosos, tão energizantes, não são a garantia das mudanças que precisamos em nossas vidas.

Planejar é mudar?

Planejar é mudar. Ainda que nossos propósitos sejam iguais aos do evento passado, jamais uma ação será igual a anterior. O Presente nos traz informações.
O Passado traz a experiência.Considerados e respeitados são a suposta base do nosso novo caminhar.

Mudar, refazer, replanejar é a grande diferença que caracteriza o ser humano inteligente. Sempre que alguma ação não está apresentando os resultados desejados, podemos e devemos encontrar outras rotas, pois o mundo é feito de incertezas.

SER-FAZER-TER

Para que uma mudança seja autenticada por você, ela precisa estar congruente com o seu "SER": quem você é, o que você pensa sobre tudo que o rodeia, aonde você quer chegar, quais são seu valores. O "FAZER" representado pela ação vai ser tão válido quanto forem as suas crenças. De nada adianta, você querer ser milionário, se você acha que lidar com dinheiro é sujo. O "TER" finalmente é uma consequência do SER, FAZER, tratados dia a dia com atenção e equilíbrio.

Você pode perfeitamente não gostar de conviver com dinheiro, há, pois neste fato uma necessidade de adaptar toda sua vida a esta crença, caso contrário você estará sempre remando contra a maré. Você é sempre fruto de seus valores e crenças.

Efetuar mudanças em nossas vidas, não é tão simples como poderíamos eventualmente imaginar. Antes do movimento deve haver o conhecimento em nossas vidas.. Vida somente com movimento é como um Jogo de Ping e Pong: A bolinha vai e volta. Quando você gosta e sabe jogar, quando há conhecimento do tipo de jogada, das estratégias, você pode transformar um simples jogo de bolinha para cá e para lá, em um objetivo, em prazer de vencer.

Neste sentido um Coach sempre vai lhe perguntar:

- O que leva você "a saber" que essa mudança/planejamento, é o que você realmente quer? Está alinhado com o seu "SER"?
- Imagine-se daqui a 5 anos. Quais são as evidencias de sucesso dessa mudança/planejamento?
- Que recursos você dispõe para levar adiante essa mudança/planejamento?
- Você está preparado para "FAZER" tudo o que essa mudança/planejamento apresenta?
- Essa mudança/planejamento quando for "TER" vai mudar sua vida. O quanto você esta preparado(a)?

- Vale à pena pensar, não é mesmo?

Aqui está o começo de nosso planejamento para 2016. Esse planejamento pode ser comparado a uma camisa/blusa, com o seu tamanho, com a cor e tecidos preferidos. Enfim feita sobre medida para você.
Um planejamento com a sua marca. Que tal?

 

   

 

 

 

 

Master Practitioner em PNL

Click aqui para falar comigo ==> atendimento@coachviaconte.com.br

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.

VOLTAR