Um Planejamento com a sua Marca - Como você organiza as informações na sua vida?
Palavras chave: Ação, Coach, Coachee, Coaching, Comprometimento, Compromisso, Feedback, Foco, Organização, Motivação, Planejamento, Tempo

Após conversamos sobre Congruência, A importância da ação, Termos no positivo, Assertividade, Níveis Neurológicos, Controle do Tempo - Todos em destaque no menu Planejamento- Clique aqui ,proponho-lhe um exercício, para ajudar convencer seu subconsciente, sobre a possibilidade de realizar realmente uma atividade de organização.

Muitas vezes falta-nos parâmetros para definir, em uma atividade como planejar, o que nos impede de fazê-lo. Costumo sugerir aos meus Coachees (clientes), uma atividade simples onde com comprometimento e observação, é possível testar as suas potencialidades e/ou encaminhar soluções para os impedimentos.

"Se quiser entender, aja"

"O primeiro princípio do Coaching é o que o aprendizado está no executar. A mudança origina-se da ação, não do conhecimento intelectual. Ação resulta em feedback e aprendizado."

Ação em Coaching é avançar na direção de suas metas, vivendo seus valores e testando suas crenças sobre si próprio e sobre os outros. - Do livro: Coaching com PNL - Andrea Lages & Joseph O'Connor"

1 - Escolha um local para ser organizado: Uma gaveta, um diretório de seu computador, fotografias.- FOCO.

- Escreva porque escolheu a unidade a ser organizada.
- Encontre dentro de si as reais causas que o motivam a fazê-lo.
- Observe como já destacamos em artigos anteriores, se as motivações são realmente suas.
- Descarte as vozes internas que lhe obrigam, sugerem, induzem, a fazer qualquer coisa.

- Utilize o método SMART. Veja mais detalhes no artigo: Está chegando a 2a. Feira- Clique aqui

2- Início da atividade com prazer - MOTIVAÇÃO

Você já ouviu falar na dicotomia Prazer X Dor. Há registros em nossas mentes, que associam um estado físico e neurológico a uma lembrança, você certamente lembra-se de muitos. Basta observar sua atitude física quando vê algo ou alguém que gosta. Perceptível certo?

Estado de recursos podem ajudá-lo a associar a atividade de arrumar, organizar, planejar com prazer. Antes de começar uma atividade, mude seu estado interno: Traga para sua mente consciente, lembranças de atividades que lhe deram muito prazer realizando uma atividade, sempre associadas a percepções de : Alegria, prazer, segurança, confiança. Assuma a postura correspondente. Para exemplificar: Muitas vezes quando uma pessoa está chateada, triste, ao sugerirmos "Levante a cabeça", o seu estado muda. É como se você olhasse acima dos problemas.

"A diferença entre as pessoas que falham em realizar suas metas e aquelas que são bem sucedidas é que estas conseguem se colocar num estado de apoio e segurança (um estado de recursos). Isto é muito diferente de entrar e sair de estados automaticamente, sem controle consciente, sendo controlado por outras pessoas, pela mídia, etc."

"Imagine que seu cérebro é um veículo que, se você não dirigir, se você não estiver ao volante, será guiado por outros ou pelas situações - como um barco ao sabor do vento."

"Quando formamos uma imagem interna de que seremos capazes de realizar algo, criamos os recursos internos de que precisamos para conseguir o estado que nos apoiará." - Nelly Beatriz M.P. Penteado - Psicóloga e Master Practitioner em PNL

3 - Decida sobre como vai fazer a atividade - COMPROMETIMENTO

Você tem apenas 10 minutos para esta atividade por dia? Já está ótimo para começar. O Importante é que no horário combinado, você:

- Desligue seu celular. Programe-se para isto, avise pessoas interessadas que naquele determinado horário, você estará ocupado, você tem caixa postal em seu celular para ser usada. De importância para a atividade.
- Não acesse seus e.mails e outros meios eletrônicos, que desviem sua atenção. Sua mente consciente responsável por pensar, analisar, planejar, não consegue fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Quem o faz é a sua mente inconsciente, que é responsável pelos automatismos em seu corpo. É ela que comanda as batidas de seu coração, e você não precisa dar nenhuma ordem para que isto aconteça.
- Não pare para o cafezinho. Assuma a condição de quem vai: produzir, criar. Valorize o momento. Parar para tomar um cafezinho, pode ser um gatilho de autosabotagem ou fuga.

Tarefas interrompidas e reiniciadas várias vezes, são: improdutivas, cansativas porque estão na contramão de como seu cérebro funciona. Ele precisa de começo, meio e fim. Pare apenas se algo mais importante do que a atividade sendo realizada, acontecer. Somos flexíveis, certo?

5- Estabeleça Critérios - ORGANIZAÇÂO

Descarte o que você não precisa mais, sua gaveta, sua mente, sua vida, precisam de espaços vazios, para permitir que o novo entre em sua vida.

Para organização uma série de dados, objetos, informações, você precisa descobrir como a recuperação de informações, é mais confortável para você:

- Você está arrumando uma gaveta?
O que é mais importante: As cores, o tipo de material, os mais usados?

- Você está arrumando sua caixa de e.mails?
O que é mais importante: As pessoas, as datas, o assunto?

Experimente, olhe, observe e decida, mude se necessário. Esta atividade vai ser muito importante para planejamentos maiores.

6- Faça uma agenda das atividades - COMPROMISSO

Nossa mente não consegue administrar e organizar eventos seqüenciais. Existem gatilhos, palavras chaves, que nos remetem a outras situações, emoções negativas, entre outros. O principal obstáculo neste momento é perder a concentração e foco. Muitas vezes apenas escrever detalhes de uma atividade, comprometer-se com sua realização, libera sua mente de preocupar-se com detalhes.

Estabeleça finalmente a periodicidade da manutenção de sua gaveta, de seu diretório, de sua vida.

7- Comemore

Toda a atividade bem sucedida em nossas vidas, precisa ser comemora. Como você vai fazê-lo?

Sua família, seus amigos, seu Chefe agradecerão esta mudança em sua vida.

8- FeedBack

"Não existe fracasso, somente feedback - Pressuposto de PNL".

O FeedBack (retroalimentação) é um instrumento poderoso, para analisar o quanto de sucesso você obteve em uma atividade. Bom analisar desta forma. Você concorda? Fracasso, erros, desistência não existem em FeedBack. Existe o que você fez melhor, e o que requer melhoria.

Analise item a item:

- Especifique o positivo e o menos positivo;
- O que pode ser melhorado?
- Quais são a evidências de sucesso, dentro do item.
- O que você aprendeu com o desenvolvimento do item?
- Faça comentários, observações.

Este roteiro será muito útil para as próximas atividades.

Este roteiro não fará de você um especialista em planejamento, mas certamente será um grande passo para o sucesso. Vamos tentar?

A nossa busca pelo planejamento com a sua marca, vai continuar.

   

 

 

 

 

 

Master Practitioner em PNL

Click aqui para falar comigo ==> atendimento@coachviaconte.com.br

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.



VOLTAR