Novo Emprego

Palavras Chave: Coach, Coaching, Coachee, Desemprego, Preparação emocional, Preparação econômica, Sofrimento, Terapia do Luto

Nos meus atendimentos de Coaching, é muito comum os Coachees (clientes), perguntarem sobre como se preparar para ficar desempregado e/ou sair do emprego atual para alçar novos horizontes.

Estar desempregado, atualmente, é um fantasma que habita as mentes de todos nós. Economia em baixa, vários setores do mercado fechando as portas. Tudo contribui para que esta possibilidade tenha que ser considerada em nossos pensamentos.

Como enfrentar este cenário:

O sofrimento:


Sofremos porque nos sentimos incapazes de enfrentar a situação. É comum um Coach repetir nos atendimentos, que é necessário sair do lado do problema e ficar do lado da solução.

Esta postura propicia a toda situação energética: serenidade, confiança, entre outros, a sensação de força e determinação, capazes de fazer com que nos programemos para enfrentar a situação sem sofrimento.

*Respire fundo;
*Visualize soluções possíveis;
*Considere que você já passou por situações piores e as ultrapassou com sucesso.

Sua mente gosta destas certezas.

A realidade dos fatos:


Conta o Prof. Luiz Marins (antropólogo, escritor), nas suas fabulosas palestras motivacionais, que em 1755 houve em Lisboa Portugal um temporal muito forte. Muitas mortes aconteceram.

O Rei Dom José chama seus auxiliares e indaga o que fazer, um deles revestido de realidade, responde:

Majestade, vamos enterrar os mortos, fechar os portos e cuidar dos vivos. Fechar os portos neste exemplo era devido às doenças que a tempestade havia trazido, cuidar dos vivos, que eram muitos, era o suficiente para a realidade dos fatos.

Que lição tiramos deste fato: por pior que seja a situação precisamos agir e ter soluções para enfrentar a situação, caso contrário o caos se instala, e fica cada vez mais difícil enfrentar os problemas.

A realidade dos fatos no nosso caso é saber que existe a possibilidade do desemprego e como devemos agir, quando isso acontecer.

Admitir com serenidade esta possibilidade é estar atento a tudo e a todos que nos cercam e quanto somos fortes para enfrentar qualquer tempestade.

Lembre-se que isto pode acontecer com qualquer um de nós, não é uma infelicidade de algum parente ou amigo.

Como nos preparar ?


Evidentemente não podemos nos preocupar com a situação quando estamos desempregados ou quando as tempestades começam a dar sinais.

1- Preparação emocional: Separar-se de um emprego de muitos anos, tal como enfrentar qualquer situação de ruptura, não é fácil para ninguém. Há necessidade de preparar-se para a situação, que no primeiro momento é representado pela dor da perda.

A dor da perda é semelhante a dor do Luto. A falta de preparação para enfrentar a situação pode ser bastante dificultosa.

Você vai sentir falta do emprego, da rotina, dos colegas de trabalho. Pode ter certeza estes últimos vão te esquecer.

Costumo conversar com meus clientes sobre a necessidade de "Não Sofrer". O processo é difícil, mas não impossível e cada ser humano tem características muito peculiares a serem trabalhadas. Não há fórmulas prontas. Como na terapia do Luto há várias fases a serem minuciosamente trabalhadas.

2- Preparação Econômica: Estar sem sua fonte de recursos dá instabilidade e muita preocupação. Seus credores não vão entender que tudo aconteceu de uma hora para outra.

*Eu costumo pedir aos meus clientes inicialmente a periodicidades de conforto para respirar frente a situação nova, ou seja, quanto tempo haverá relativa tranquilidade para sobreviver com uma certa quantia de dinheiro. Eu sugiro que não seja nada menos de 6 meses.

*Relacione todas suas despesas fixas, tais como: Convênio Médico, Mercado, Despesas escolares, Aluguel, Condomínio, Contas fixas: Celular, Energia, gás, Agua, outros...Multiplique pelo número de meses, economize esta quantia, aplique e esqueça dela.

*Após estar com esta retaguarda pronta, você pode respirar com mais tranquilidade.

No Meu site você vai encontrar o artigo do Prof. Marins e um artigo sobre Terapia do Luto.

Espero ter ajudado.

   

Master Practitioner em PNL

 

Click aqui para falar comigo ==> atendimento@coachviaconte.com.br

VOLTAR