Pergunte-me como o Coaching, pode fazer você, atingir seus objetivos:
Essa tal Felicidade...

Palavras Chave: Bem-Estar, Coach, Coachee, Coaching, Crenças, Felicidade, Lei da Atração,Mapa e Território, Metáfora, Percepções

Você já deve ter ouvido muitas vezes em sua vida:

A felicidade está onde a colocamos, mas sempre a colocamos onde não estamos.
A felicidade não é deste mundo.
Como posso ser feliz, com tanta infelicidade ao meu redor.
....A se eu tivesse aquele carro, aquele apartamento seria muito feliz

A primeira e a segunda frases são caracterizadas por crenças que colocam a felicidade no futuro, como se a mesma fosse conseqüência e resultado de uma série de esforços e conquistas. Essa felicidade é a que precisa ser sofrida e comprada. Está sempre no futuro distante.

A terceira frase é característica de quem tem a crença, que pode fazer a felicidade dos outros. A respeito desta crença acompanhem a metáfora das rãs e do Pintassilgo, do livro Conversas com quem gosta de ensinar de Rubem Alves

"E há aquela estória, contada pelo Theodore Rozak, de uma sociedade de rãs que viviam no fundo de um poço. Como nunca haviam saído de lá, para todos os efeitos práticos, "os limites do seu poço denotavam os limites do seu mundo".

É sempre assim. É difícil pensar para além da experiência...

Acontece que um pintassilgo descobriu o poço, descobriu as rãs, morreu de dó, e resolveu contar o que havia lá fora. E falou de campos verdes, vacas plácidas, águas limpas, flores, frutos, florestas, e tudo o mais que se pode ver neste mundo que enche os olhos... A princípio gostaram das fantasias do pintassilgo. Um bom contador de casos.

Depois um grupo de filósofos parou para analisar o seu discurso, e concluiu que se tratava de ideologia, das perigosas, cheia de engodos alienantes. Da próxima vez que a avezinha lhes fez uma visita, antes que abrisse o bico lhe torceram o pescoço. "Boca que conta mentira não merece falar".

Morto o bicho, empalharam-no e o colocaram no museu das conquistas da crítica da ideologia."

Nessa metáfora pode-se perceber claramente o que é Felicidade. O Pintassilgo vivia uma realidade e as rãs outra. Nenhum deles estava certo ou errado, cada um deles tinha uma percepção diferente de felicidade, segurança, entre outros. Mapa não é território, explica a Programação Neuro Linguística. Este conceito é bastante complexo, exatamente porque é simples demais e de rara dificuldade de assimilação (tendemos a não entender o que é muito simples ou obvio. Damos sempre mais valor ao complexo). O termo Mapa é a forma como as pessoas interpretam a realidade (território). Cada ser humano tem uma versão dela. Não é a mais certa ou mais errada. É a sua versão sem transferência de dados. O que é bom e verdade para alguém, não é necessariamente bom nem útil para as outras pessoas. O Pintassilgo desconhecia esta realidade e as rãs não estavam interessados em mudanças.

Esperar ser feliz quando todos forem, é uma espera enganosa. A felicidade é sinônimo de bem estar, de viver bem a qualquer momento, conforme sua fotografia mental da realidade que vive. A felicidade é um estado de espírito pessoal. As pessoas com as quais você convive, podem apenas seguí-lo ou modelá-lo. Compete a elas decidir, querer ou não calçar os seus sapatos.

Quanto à quarta frase, nada errado em querer ter um carro, um apartamento. Mas é preciso estar infeliz até que este momento chegue? Essta crença é uma distorção sobre o que seja qualidade de vida. Você apenas é feliz quando tem bens materiais? Muitos deles inatingíveis? Essa é a mais autêntica forma de autosabotagem sobre as conquistas em sua vida. Definir bem sobre o que você quer e sobre a possibilidade de qualquer conquista, faz parte do respeito a você mesmo, da alegria em vencer desafios coerentes com sua identidade.

Lutar por conquistas inatingíveis é contrariar a Lei da Atração. Em estado de infelicidade, você dificilmente vibrará por conquistas em sua vida. Você estará ao lado do problema e não do lado da solução. Em estado de felicidade, existe perspectiva, entusiasmo para aprender com todas as ações, até nos inevitáveis momentos de sofrimento, você está construindo e pode sentir-se feliz por isso. Nada de errado, não é mesmo?

O termômetro para fazer construindo é:

Você sabe o que realmente quer, tem possibilidade e merece esta conquista?
Como estão suas percepções sobre sua real identidade?
Você está sendo ecológico (não prejudicando ninguém e nada no meio ambiente?)
Você está se sentido bem?

...então continue...persista...refaça quantas vezes for necessário. Seja flexível.

Neste estado a vibração de energia que você transmite, irá permitir atrair bons eventos, pessoas e ferramentas, necessários para ajudar a atingir seus objetivos.

Um Coach pode ajudá-lo com suas percepções sobre a felicidade?

Um Coach tem várias perguntas a lhe fazer, sobre os impedimentos para chegar nesse estado, visto que tais percepções são recheadas de problemas de identidade pessoal, de crenças, de valores, de objetivos que não são seus .....Enumerar passos e caminhos neste sentido, é tão intenso como intensa é a chamada procura pela felicidade.

Por que você não experimenta?

   

 

 

 

 

Master Practitioner em PNL

Click aqui para falar comigo ==> atendimento@coachviaconte.com.br

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.

VOLTAR