Pergunte-me como o Coaching, pode fazer você, atingir seus objetivos:

Crenças limitantes

 Palavras Chave: Coach, Coachee, Coaching, Crenças limitantes, Crenças edificantes, Metas, MCRIs, PNL

Crenças: As regras de sua vida
Andrea Lages&Joseph O'Connor
"Crenças são as regras de sua vida, as regras pelas quais você vive. Estas regras podem ser libertadoras e positivas, e lhe conferir permissão para atingir suas metas e viver seus valores. Elas, também, podem ser impedimentos, tornando as metas impossíveis ou levando-o a acreditar que não é capaz de obtê-las."

Você já se pegou mordendo a língua quando corta alguma coisa com a tesoura? Parece ouvir sua mãe dizendo: Cuidado menino(a) você vai se cortar? Essas lembranças são gravadas de forma indelével, não é mesmo? Todas as experiências vividas, principalmente as da infância, formam filtros em nossa mente inconsciente, ao registrar cada detalhe da situação. Esses filtros são verdades instaladas dentro de si.

Faz-se importante ressaltar, que a identificação das crenças, traduz-se pela ação das pessoas e não por sua forma de pensar. Andrea Lages&Joseph O'Connor em seu livro Coaching com PNL afirmam:

"Se você quiser saber no que uma pessoa acredita, observe o que ela faz, não o que ela diz crer"..."Formamos nossas crenças como resultado de nossas experiências" ..."Sob certo sentido, elas são profecias auto-realizáveis."

Um Coach está sempre atento a esse tipo de detalhes, visto que para ajudar seu Coachee a atingir suas metas, faz-se necessário trabalhar sua origem. O Coaching está voltado ao futuro, limpar crenças limitantes é fundamental para desenvolvimento salutar dessa atividade.

Quando essas Crenças são Limitantes? A Crença é Limitante quando você não é capaz de atualizar a informação. Prende-se a ela sem perceber mudanças em torno de si. Na verdade nem todas as Crenças que sua mãe lhe passou são Limitantes, certamente a maioria são edificantes. Quantas vezes ela lhe deu coragem e disse o quanto, você era importante para o mundo.... Você também não se esquece dessas crenças, não é mesmo?

Para elucidar essta importante parte de nossas vidas, vou descrever um caso que acompanhei sobre Crenças Limitantes. Sempre que casos semelhantes são descritos, há autorização do Coachee(cliente) envolvido.

Fui procurada por uma pessoa que não conseguia dirigir seu automóvel. Em certos momentos sentia-se presa dentro do carro. Esse fato era conflitante para minha Coachee, que via de regra é uma pessoa proativa, sabe tomar excelentes decisões. E tem medo de dirigir? E sente-se presa dentro de seu carro?

Observem como atua uma Crença Limitante. Você conhece a ação. É incoerente com as características da pessoa que a possui. Limita a ação. É um caso característico desse tipo de Crença.

Inicialmente, faz-se importante, explicar ao Coachee, que Crenças Limitantes fazem parte de nossas vidas e são perfeitamente eliminadas, desde que quem as possui permita. Tais crenças são formadas preferencialmente na primeira infância (até 7 anos), precisamos pesquisar quando foi a primeira vez que a informação: "Estou presa dentro de meu carro", surgiu nos registros mentais desta pessoa.

Até os sete anos de idade, qualquer criança sofre influência significativa dos pais. Algumas perguntas de caráter exploratório são importantes neste momento. Foi o que fiz:

- Pessoa (preservando a identidade da Coachee), como você imaginava com 7 anos, estar dirigindo um carro com a idade de hoje? Como seria este carro? Que cor teria ele? Tente lembrar-se da imagem mais antiga sobre a questão?

Após várias pesquisas mentais, com o intuito de chegar à percepção mais antiga, a pessoa chegou à seguinte lembrança:

- Eu adorava o carro de meu pai, um fusquinha vermelho maravilhoso, super bem conservado. Meu pai dirigia com muita velocidade. Eu tinha medo que ele "machucasse" nosso carrinho e ele mesmo. Minha mãe ficava arrepiada, só de pensar que meu pai batesse o carro. Não tínhamos telefone na época. Várias vezes na época de chuva, quando meu pai demorava a chegar, minha mãe para me acalmar dizia:

- Não chore, seu pai está preso no trânsito.

Quando o portador da crença descobre que a mesma o sufocava, automaticamente mostra na expressão facial. É o que chamamos em PNL de MCRIs - (Manifestações Comportamentais de Respostas Interiores). Essa foi a crença limitante com certeza. Podemos neste momento mudá-la? Como?

Apenas atualizando os registros mentais, que por alguma emoção bloqueou a informação. Perguntei-lhe então:

- Seu pai sempre voltava para casa bem? O carro durou muitos anos apesar das chuvas de verão?
- Sim, respondeu-me perplexa a Coachee. Como eu pude sofrer tanto tempo com essa informação distorcida. Nosso fusquinha virou relíquia de família.
- A informação foi atualizada, Seu fusquinha durou o tempo que seu pai permitiu.

Conclusão da história: A crença limitante virou edificante. O carro da minha Coachee passou a chamar-se "fusquinha vermelho", e pudemos a partir desta limpeza, estabelecer metas e planos futuros para sua vida. Hoje ela é uma importante proprietária de frota de taxis. E logicamente dirige muito bem.

 

   

 

 

 

 

Master Practitioner em PNL

Click aqui para falar comigo ==> atendimento@coachviaconte.com.br

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.