Pergunte-me como o Coaching, pode fazer você, atingir seus objetivos:

Efeito inseticida. Você usa?

Palavras chave: Capacidade, Coach, Coaching, Coachee, Crescimento, Efeito inseticida, Demissão funcionário, Força Interior, Merecimento, Possibilidade, Pragas, Recuperação

 

É assim que agimos quando uma "praga" invade nossas vidas?
Temos a devida paciência de encontrar meios de nos fortalecer para vencer um novo desafio?
Ou simplesmente destruímos a praga e fortalecemos o nosso poder "inseticida"?

Faz pouco tempo, assisti com muita alegria uma reportagem sobre a recuperação do Cacau na Bahia. Há notícias desde o século XVIII sobre cultura do produto. Os índios o consideravam como sagrado. Foi e continua sendo muito importante, no desenvolvimento agrícola do país

É descrita a saga de 20 anos contra a praga "Vassoura de bruxa", que quase exterminou as plantações de cacau. "A região ficou arrasada. Milhares de fazendas faliram, mais de 200 mil trabalhadores foram dispensados. A recuperação foi lenta e precisou de muitas pesquisas com cruzamentos genéticos."

Na reportagem em questão, todo o trabalho foi focado em fortalecer as plantações para resistir às pragas, e não exterminá-las.... O fruto sadio não passa pelo perigo de ser contaminado. A planta está fortalecida e capaz de resistir à praga. A boa notícia, além da certeza do nosso chocolate, é que os trabalhadores estão sendo recontratados.

O que lhe sugere este processo? Fortalecer para resistir.
É assim que agimos quando uma "praga" invade nossas vidas, nossos negócios?
Temos a devida paciência de encontrar meios de nos fortalecer para vencer um novo desafio?
Ou simplesmente destruímos a praga e fortalecemos o efeito"inseticida"?

Efeito inseticida? Que história é essa?

Efeito inseticida, é o que faz o produto. Destruir tudo o que nos incomoda... Evidentemente não deixe de usar o produto sempre que um mosquito, mosca, muriçocas, etc lhe incomodar... Mas o dia seguinte cuide da origem deles....é mais prudente e econômico.

É comum também, acontecer Efeito Inseticida, com nossos colaboradores...Nem sempre, como nas pragas, demitir (eliminar) funcionários, é a solução...As vezes faltam recusos financeiros, as vezes o problema emocional é muito forte....Faz-se importante verificar se é possível, recuperar a situação, e assim reforçar e fortalecer um funcionário importante, que errou (sem imtemções de faze-lo, obviamente) e fortalecer nossa saúde mental e nosso negócio...Demitir um funcionário é trabalhoso e emocionalmente dificíl. Por outro lado se necessário, não podemos exitar em fazê-lo...Como está sua empatia? Sua autoridade sadia e edificante? Isto é assunto para Coaching...Pode acreditar.

Lamber as feridas

Tenho verdadeiro fascínio por histórias de recuperação, reconstrução, tanto que meu slogan é: "Uma coach em constante reconstrução". Penso que, devemos constantemente estar atentos ao que pode ser melhorado, reavaliado, fortalecido, como a história dos Pés de Cacau...Voltam fortes e capazes de enfrentar a praga, que quase acabou com o nosso chocolate.

Assim é a nossa vida . Há momentos que precisamos nos recolher, como fazem os velhos e sábios lobos. Quando as feridas aparecem, eles se recolhem, para curá-las com sua saliva. Daí a frase: É necessário Lamber as Feridas....símbolo de reconhecimento do momento frágil e da força interior que existe em nós de nos levar à recuperação. Ao sarar as feridas, os velhos lobos voltam com a mesma energia e força anterior, revigorados.

Passos para "lamber as feridas" com sabedoria.

1- Tal como os lobos, diante de uma ferida ou de um ataque de pragas, o recolhimento para análise da situação é um velho e bom conselheiro. A impulsividade anterior a este recolhimenot, traz muitas vezes resultados desastrosos;

2- Observar com cuidado em que uma ferida ou um ataque de pragas, realmente o(a) afeta. Por que uma fragilidade o irrita? O que deve ser conhecido em você, para ser alinhado e fortalecido. Muitas vezes o que o irrita nos outros, é espelho do que não consegue ser ressignificado em você. Porisso a irritação. Muitas vezes ao utilizar o efeito inseticida, você elimina o efeito e não a causa.

3- Sanados os impedimentos que nos levam ao efeito inseticida, encontrar os meios adequados para o fortalecimento pessoal e de nossa equipe de colaboradores. O exemplo dos pés de cacau, é fantástico. Quem trabalhou com os cruzamentos genéticos, estava do lado da solução e não do problema.

4- Identificar as Possibilidades. Todos os itens anteriores são possíveis no entendimento lógico, para sanar as feridas? Importante neste item é analisar os possíveis sem envolvimentos emocionais. Há situações em que a ferida vence a possibilidade. Desta forma encontrar outras soluções é o caminho adequado. Que soluções são essas? Inicialmente uma convivência pacífica com o impossível. Aguardar o tempo certo de agir e colher bons resultados. Os Pés de Cacau demoraram 20 anos para se fortalecer e conviverem pacificamente com um Pé ao seu lado afetado pela praga.

5- Identificar Capacidades. Novamente sem envolvimentos emocionais, identificar se você é capaz de superar as feridas apresentadas, já caracterizadas como possíveis de serem superadas.

- Quais os recursos lógicos você precisa para alcançar tal objetivo?
- Como você quer se sentir quando atingir o seu objetivo?
- Quem estará junto com você nesta chegada?
- Quais são as evidências de sucesso?
- Como estará seu estado de espírito?
- Quais serão os benefícios de atingir este ponto de chegada?

6- Identificar Merecimento - Você considera ser merecedor de curar suas feridas e/ou se fortalecer contra as pragas do dia a dia e de sua equipe de colaboradores? Mudar da muito trabalho, requer foco, determinação e disciplina.

Agora sim, com todos os seus envolvimentos emocionais. Ser merecedor(a) de conseguir lamber as feridas, e estar em constante estado de aprendizado, é uma das mais sérias e importantes decisões de sua vida. Muito além de utilizar frases motivadoras, positivas, etc, sentir-se merecedor é entender sua importância frente a você mesmo, é entender a sua importância frente aos seus semelhantes e enfim admitir a possibilidade de fortalecer-se frente a qualquer "praga" que a vida lhe apresentar.

Recolher-se e entender as feridas, lamber para sarar, é um caminho a ser trilhado. Um coach pode ajudá-lo muito neste momento.

Feridas podem transformar-se em cicatrizes de orgulho e aprendizado. A decisão é sempre sua de estar ou não ao seu favor e do seu negócio.

   

Master Practitioner em PNL

 

Click aqui para falar comigo ==> atendimento@coachviaconte.com.br

VOLTAR