Pergunte-me como o Coaching, pode fazer você, atingir seus objetivos:

Rapport com anjos

 

Palavras Chave: Coach, Coachee, Coaching, Espelhamento, Hipnose Ericksoriana, Pnl, Rapport

Sempre que necessário e com autorização de meus Coachees, utilizo práticas de PNL (Programação Neuro Linguística), que auxiliam muito meus clientes a posicionarem-se no presente, para que as técnicas de Coaching sejam utilizadas com mais tranqüilidade. O Coaching fundamentalmente direciona seu Coachee para o futuro.

Os acontecimentos mais importantes que presenciei, todavia, foram ligados ao dia a dia, histórias de beleza e emoção significativas, que ora divido com vocês. Para conversarmos na mesma linguagem segue dois conceitos:

Rapport é a capacidade de estabelecer sintonia com o interlocutor, respeitando seus valores e pensamentos. É o encontro com o similar

Espelhamento é uma das várias técnicas do Rapport, onde discretamente repete-se alguns gestos, forma de falar, forma de respirar. No espelhamento você entra em contato com o subconsciente do interlocutor.

Para quem pretende utilizar PNL na sua vida profissional, pessoal, filantrópica, é fundamental saber, que o que você ouve, nem sempre é o que o interlocutor está transmitindo. Em PNL fala-se em Mapa (palavras, expressões, comunicação) e Território (experiência vivencial/sensorial). O Mapa é a forma como você sintetiza o território. É único e particular de cada um.

Eu tenho um primo que mora em uma casa de repouso. Em seu aniversário faço uma festinha para todos. Quando você chega, é uma alegria sem fim, às vezes parece-me, que eles flutuam no ar, quais anjos sapecas e tagarelas, esperando seu prato de docinhos.

Sr. Otávio (Tavinho)

Faz aproximadamente três anos, em uma das festinhas do meu primo, um dos velhinhos, o Tavinho com 96 anos na ocasião, estava muito agitado. Ele chorava sem parar. Esta era sua forma de comunicação com o mundo, seu mapa. Seu território (percepção do mundo) estava sem nitidez de comunicação. Todavia em PNL é sempre possível, entrar em contato com o subconsciente das pessoas, várias técnicas podem ser usadas neste momento. Eu utilizei o espelhamento

Era uma fala comum na casa, dizer-se que sobre o Tavinho: Quando há comida ele senta-se a sua frente e come sem parar. Houve situações, em que ele precisou de cuidados médicos. Resolvi ajudá-lo utilizando o espelhamento. Com a desculpa de brincar com ele, sentei-me a sua frente, e comecei a respirar no seu ritmo, e repetir alguns pequenos gestos do seu rosto. Ele parou de chorar imediatamente.

Olhei fixamente nele, falei carinhosamente e com firmeza: Tavinho já comeu muito, se comer mais vai passar mal. Tavinho vai parar de chorar. Tavinho vai ficar quietinho. Estas frases utilizadas são semelhantes as de uma criança, eu as pronunciava por serem muito parecidas com suas próprias frases.

Ninguém percebeu o que eu fiz, porque além do Tavinho, como os velhinhos estavam em clima de festa, a gritaria era muito grande. Todos, no entanto perceberam que o Tavinho parou de comer e ficou quietinho. Ele foi enfim retirado de perto da comida, sem reclamar (ninguém estava entendendo) e foi colocado em um sofá. Ele se cobriu e tirou uma fantástica soneca.

Ele acordou após uns 30 minutos e ficou relativamente calmo. Quando sai, e só neste momento, ele começou a chorar, porque eu estava indo embora. OU seja, a técnica funcionou, ele se acalmou e naquele dia e nos seguintes alimentou-se normalmente, sem chorar.

Após esta experiência com o Tavinho, que hoje já passou para o andar de cima, todas as vezes que eu chegava na casa e ele sentia a minha presença, recusava-se a comer. Ele me olhava e dizia que não tinha fome. Havia se estabelecido uma associação da comida com a minha imagem. Esta situação não acontece com freqüência, visto que a PNL e aqui no caso um pouco de hipnose ericksoriana (*), não interfere no senso comum das pessoas. As frases tem efeito de sugestão. Ocorre que no caso do Tavinho, devido à idade, os cuidados precisam ser mais delicados e muitas vezes dependentes de quem os trata

Um dia desses pedi a enfermeira para eu mesma ajudá-lo a comer. Novamente conversei com a inconsciente dele, e contei-lhe da beleza de apreciar a comida, de como a natureza ajuda o ser humano, cuidando dos alimentos, que vão nos ajudar a viver. Ele almoçou bem e feliz até o dia que foi chamado por Deus, porque Ele estava precisando de anjos no céu.


Dna. Cecília

No ano passado na mesma festinha a Dna. Cecília sentou-se ao meu lado, uma velhinha deliciosa, que procurava constantemente pela mãe. Segundo relatos a sua mãe morava junto com ela na casa, e já havia falecido. Todos que se aproximavam dela, ela perguntava:

O(a) senhor(a) sabe me informar sobre minha mãe? Ela estava agora mesmo aqui. Todos desviavam a conversa.

Alguém me contou, que ela teria sido professora de Inglês. Fiz um rapport com ela, respeitando suas palavras, olhando-a com respeito e atenção, conversando no mesmo nível energético, usando seu tom de voz. É muito fácil perceber quando o Rapport esta estabelecido, o interlocutor fica interessado em conversar com você, mostra tranqüilidade, o físico relaxado e o olhar sereno, aproveitei para perceber a qualificação da técnica, fiz uma pergunta bem simples em inglês para ela.

How are you? You are very beautiful. Ao que ela me respondeu: How kind of you (+ ou -)

Aproveitando assim o contado com seu subconsciente, ninguém teria ouvido antes ela falar em inglês (e não foi uma resposta chavão), fiz um espelhamento, logo que ela me perguntou sobre a mãe. No Espelhamento você repete alguns gestos da pessoa. O Objetivo aqui era entrar ainda mais no seu subconsciente, porque eu queria lhe transmitir uma mensagem reveladora (Hipnose Ericksoniana (*))

Cheguei bem perto dela, peguei as suas mãos e disse-lhe (aqui seu tom de voz precisa ser envolvente)

- Dna Cecília, às vezes Deus apronta com a gente. Mas ele não faz por mal. Quando Ele fica um pouco atrapalhado, com gente chorando, criança que quer a mãe, jovem revoltado, Ele manda chamar umas pessoas aqui na terra para ajudá-Lo.

Os Olhinhos da Dna Cecília ficaram arregalados. Para não assustá-la, como segurava suas mãos, fazia uma pausa, e aproveitava para fazer-lhe um carinho (pequena quebra de estado). E continuava....

- A sua mãe esta ajudando Deus, pessoas como ela são muito importantes e Ele está muito contente, com a competência dela.

- Mas meu Pai, deve estar ajudando também, disse-me ela com certa cobrança.

- Com certeza, disse-lhe, lá no céu pessoas tão boas como seus pais, são muito úteis para Deus.

- Ahhhh agora entendo porque não encontro minha mãe e meu pai, eles devem estar muito ocupados.

- Com certeza, disse-lhe.

- E quando eu quiser falar com minha mãe agora, como eu faço?

- A senhora sabe rezar? então converse com Deus e Ele dará o recado para ela. (Interessante que neste momento, eu pedi para elas fechar os olhos para rezar, ela disse-me que preferia ter os olhos abertos. Foi uma forma de ela mostrar-me que estava no comando)

- Nossa disse-me Dna. Cecilia, nunca ninguém me deu uma explicação tão importante como esta.

Após este dia, todos que se aproximam da Dna. Cecilia, ela diz:

Sabe, eu soube que minha mãe e meu pai, são ajudantes de Deus.

Estes anjos existem aqui na terra. Tente conversar com eles, quando você puder. Sua alma agradecerá.

(*) Hipnóse Ericksoniana

A Hipnose Ericksoniana, assim denominada por ter sido criada pelo Dr. Milton Erickson, fundador da American Society of Clinical Hypnosis, surgiu como modernização da hipnose clássica.
Trata-se de um estado alterado de consciência e percepção, de profundo relaxamento, no qual o consciente e o inconsciente podem ser focalizados, por ficarem mais receptivos à sugestão terapêutica.
O trabalho hipnótico facilita a descoberta de novas opções na vida e a quebra de padrões de sentimentos e comportamento indesejáveis.
Um dos maiores mitos sobre hipnose é que você perderá a consciência. A hipnose é um estado alterado de consciência, porém não se perde a consciência. Você ficará ciente de tudo em cada momento e ouvirá tudo que o hipnólogo estiver dizendo.
Jairo Mancilha Ph. D. - Médico - Master Trainer em PNL

   

 

 

 

 

 

Click aqui para falar comigo ==> elzaconte@coachviaconte.com.br

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.