Pergunte-me como o Coaching, pode fazer você, atingir seus objetivos:

Detesto Rotinas

Palavras chave: Coach, Coachee, Coaching, Capacidade,Começo-Meio-Fim, Controle,Crenças Limitantes, Foco, Incongruência,Mono-Multitarefa, "Não consigo", Poder, Rotinas, Soluções

Ao fazer esta afirmação você está sendo incongruente com a natureza do ser humano, que é a busca do equilíbrio e do alinhamento de atuação. Quem favorece este estado de espírito, por mais incrível que possa parecer, são as rotinas, pois que vivemos dentro delas.O Sol desponta regularmente todos os dias. Há durante o seu dia, dependendo de suas condições de vida e emocionais regulares, a reação do seu corpo eliminando o desnecessário. Seu sistema imunológico, também desde que esteja em boas condições, o avisa através de uma febre, na hora e tempos certos, que seu corpo tem uma infecção qualquer. Todas estas condições não observadas o fazem reagir com preocupação.

As saídas da normalidade e rotinas são próprias de pessoas que precisam experimentar novas experiências a fim de comprovar o quanto podem ultrapassar limites. Salutares e importantes revigoram a nossa autoestima e capacidade. Tão forte é conseguir fazer todos os dias as mesmas coisas, vulgarmente chamadas de rotinas. Basta vê-las como aliadas ao sem bem estar. Elas podem ser muito diferentes de uma condenação eterna a mesmice se você assim o permitir.

Você já percebeu como pequenas mudanças na rota de nosso dia a dia interferem no comportamento e no alinhamento de nosso organismo? Veja a mudança no horário de verão como causa desconforto. Partindo desta premissa, a rotina pode ser sua aliada para fazer de seu dia a dia com: familiares, colegas, líderes ou liderados, uma fonte de criatividade e prazer. Tudo é uma questão de foco. Se houver mal-estar e incongruência, o culpado não é seu quarto, nem sua mesa de trabalho, que acabaram de ser arrumados e já apresentam desorganização. Certamente você não está dando a devida importância em: cada coisa e situação têm seu lugar e tempo certos. Basta combinar com você mesmo: Tirei do lugar, usei, volto à situação original. Esta rotina da sentido de leveza ao seu ambiente e vida. Um exercício fantástico de bem estar, é arrumar gavetas. Quando tudo está no lugar certo, há uma sensação de controle e poder. Experimente....

Ouvimos muito em nossos atendimentos de Coaching, sobre a insatisfação das pessoas com as rotinas: Não consigo fazer aquele relatório, Não consigo começar a fazer exercícios físicos, Não consigo parar de fumar, etc,etc...

O que acontece com o termo: "Eu não consigo"

Quando esta frase é ouvida por um Coach, ele sabe que existe algo além do simples: "Eu não consigo". Em meu trabalho de Coach inicialmente observo, como está para meu Coachee a questão de desempenho de qualquer tarefa considerando:

1- Monotarefa X Multitarefa; - Você como eu, para ser produtivo e eficiente, precisa fazer uma tarefa por vez. Somos, portanto Monotarefa. A tecnologia é multitarefa, visto que um sistema para funcionar precisa ser perfeito, e tem características de armazenamento de informações sem sentimentos e/ou gatilhos, com resultados absolutamente precisos, o que possibilita rapidez e precisão. Neste momento que escrevo o artigo, minha máquina de lavar roupa, está exercendo sua atividade, sem que eu precise estar perto. Um aparelho de som toca uma linda canção, que me inspira e tranquiliza. A confusão das Xtarefas, que o obriga a fazer atividades simultaneamente, tira-lhe a produtividade e causa insatisfação, quando da incapacidade de completar uma delas.

Quando um Coachee afirma que não consegue fazer um relatório, é porque o seu esquema mental está sendo violado. Precisamos conhecer como cada um de nós funciona e desligarmos por instantes o celular, os e.mails, entre outros. Em reuniões de Coaching alinhamos nossos Coachees para esta imersão nas atividades. Acredite que funciona mesmo.

O Processo de imersão está muito difícil?

2- Neste momento analisamos com nossos Coachees, como está o processo na sua vida Monotarefa de Começo, Meio e fim:

Começo:

Tem sido difícil começar uma atividade? Como no exemplo fazer aquele relatório, que seu chefe já lhe cobrou várias vezes? Que você sabe o quanto é importante, e simplesmente não consegue começar?

- Fazer um relatório é muito rotineiro para você?

Focando nos resultados: E não fazer o relatório é pior do que fazer, em função das consequências apresentadas? O que diminui você em optar por fazê-lo? Sua capacidade? Suas emoções? Sua insatisfação com as pessoas que o rodeiam?

Meio:

Você começou e tem dificuldade em continuar? As abstrações estão sendo constantes? Falta concentração?

Bem, considerando que você já está ao lado da solução e não dos problemas, faz-se necessário analisar os impedimentos do seu livre agir.
Várias questões podem ser analisadas neste momento, considerando que um simples gatilho como este, pode apontar vários sintomas, a saber:

- Os medos do sucesso, do fracasso e da incompetência;
- Questões envolvidas com status do grupo ou da família, ocasionando perdas diversas;
- Crítico interno;
- Zona de Conforto - mudar é sempre complicado, você concorda? Como o próprio nome indica, estar confortável em uma situação é muito bom, Para que arranjar "sarna para se coçar"? Já ouviu esse ditado várias vezes na vida, concorda?

Fim:

Mudar é estimulante e motivador, como conseguir terminar com êxito um simples relatório, quando sua meta é atrativa, significativa, congruente, assertiva, mensurável, atingível, tem data estipulada e lógica para ser realizada.

Você concorda com todo o texto anterior, mas está mais ainda fazer o relatório é rotineiro demais?

3- Analisamos agora com nossos clientes as Crenças Limitantes.

O que são Crenças Limitantes?

Crenças são algumas verdades (filtros) suas acompanhadas de: emoções, dúvidas, muitas vezes traumas e distorções perceptuais e subjetivas. Muitas delas são profecias autorrealizáveis. Quando você admite que não consegue fazer algo, assim será. O simples admitir que a partir de agora, você conseguirá fazer aquele tal relatório, não é o suficiente. Seu sistema de crenças, mal estar, insatisfação, o farão para no 2º. Parágrafo, mesmo sendo simpático(a) ao que afirmamos sobre multi e monotarefa e Começo-meio-fim.

A maioria das crenças é formada na infância e alimentada pelo resto de nossas vidas. Sua atuação traz sempre sinais junto consigo e prende o ser a sua origem e atitudes. Atualizada a informação a crença perde sua força.

Coach trabalha fundamentalmente com perguntas e sabe que as respostas estão sempre com o Coachee. Uma pergunta fundamental é:

* O que você perderia em mudar este paradigma (como por exemplo, acreditar que sua capacidade vai muito além de fazer um simples relatório?).
Todos estes assuntos são habituais em sessões de Coaching.

Vamos experimentar?

 

   

 

 

 

 

 

Master Practitioner em PNL

Click aqui para falar comigo ==> atendimento@coachviaconte.com.br

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.