Criar o futuro

Para quem tem dificuldades de Criar o futuro, segue algumas preciosas recomendações de Steve Andreas e Charles Faulkner do livro: A Nova Tecnologia do Sucesso

Criando um Futuro Atraente

1. Monte o Cenário. Pense onde estará amanhã imagine. Observe como é este amanhã, as suas cores, imagine-o com todos os detalhes. Esta imagem do futuro ocorre em um determinado cenário do seu teatro interior.Observe o teatro interior em três dimensões que você montou ele tem sons e imagens. Você pode até se colocar no palco.

2. Veja-se no Futuro Desempenhando o Papel que Escolheu. Agora, neste teatro interior, mental, veja-se vividamente no futuro, alcançando sua meta. É como se o futuro estivesse logo ali perto, luminoso e colorido também. Do outro lado de uma lacuna ou linha de tempo, você se vê alcançando aquela meta em particular. Veja e ouça todos os detalhes desdobrando-se agradavelmente.

3. Formule Bem a Sua Meta. Ao se ver desempenhando aquele papel de maneira extraordinária, confira esta lista de seis condições de metas para se certificar de estar formulando bem a sua.

o A meta que você vê é positiva - é o que você faz, não o que evita fazer.
- Você quer fazer isto. É um "querer", não um "gostaria".
- É você que está fazendo, não uma outra pessoa.
- Você pode fazer isto não é uma coisa impossível.
- A meta é específica, não é geral.
- A meta é ecológica: Você pode prever os efeitos desta meta e se certificar de que são positivos para as pessoas afetadas por sua conquista.

4. Torne a Sua Imagem Atraente. Agora use vários tipos de efeitos especiais na sua imaginação ao se ver tendo conquistado essa meta lá no futuro. Você pode usar uma visão de raio X para ver mais de perto como funcionam a sua mente e o seu corpo. Você pode usar certas cores, para ilustrar estados emocionais que lhe forem agradáveis ali. Pode usar telas múltiplas para ver diferentes coisas acontecendo, e diferentes situações ou épocas relacionadas com essa meta específica. Veja a meta de forma vívida e brilhante, e observe as suas três dimensões. Ao aumentar e aproximar a conquista da sua meta, tornando-a vibrante e muito atraente, perceba também o seu corpo e as suas pretensões. Não se apresse e sinta prazer nesta visão nesta obra prima que você está criando, dirigindo e se tornando.

5. Observe a Trilha. Preste atenção ao que está sendo conquistado e como isso é atraente aproximando-o de você. Agora observe que existe um caminho que vai do momento presente àquele determinado momento no futuro. É uma espécie de trilha através do tempo. Agora você pode ver, ouvir, sentir este futuro atraente a sua meta para um determinado papel. Esta meta atraente ajusta-se à sua missão. E existe uma trilha até ela.

Saber quando você vai desempenhar bem um determinado papel não basta. Você precisa de um meio de chegar lá, e precisa saber como caminhar por esta trilha. O desenvolvimento de um plano realístico, exeqüível, é a principal diferença entre sonhadores ociosos e realizadores visionários. Você pode começar a ser um realizador visionário usando o exercício a seguir.

Desenvolvendo um Plano

1. Visite a Sua Meta. Volte ao tempo em que alcançou a sua meta naquele determinado papel da sua vida. Fique nesse futuro e divirta-se com o que realizou. Olhe em volta e observe suas sensações. Ouça os seus próprios pensamentos também. Como a meta foi conquistada, você está comemorando. Saiba a data e a hora. Perceba como você aprecia ter alcançado este estágio da sua missão. Sinta o sabor de ter atingido esta meta.

2. Veja Seu Futuro. Agora volte e olhe mais adiante no seu futuro do ponto onde alcançou a meta. Olhe e veja como a sua missão continua se desdobrando no futuro.

3. Veja o Passado. Agora, volte e olhe para o passado. Observe a trilha que o trouxe até aqui. Veja no seu passado aquele "você anterior" lendo este material. Veja aquela pessoa e observe a trilha que vem de lá até onde você está agora.

4. Caminhe de Volta Paralelamente à Trilha. Agora examine como atingiu a sua meta. Mantenha-se paralelo à trilha e comece a caminhar de volta no tempo, olhando para a trilha. Sua mente sábia e inconsciente pode lhe mostrar partes do que fez ao longo do caminho você pode ver e ouvir o que levou à conquista da sua meta. Quem sabe alguém ajudou. Ocorreram certos aprendizados e realizações em particular. Veja, ouça e aprecie as ações que tornaram possível alcançar esta meta. Você executou certos passos e ações. Talvez alguns se revelem com bastante clareza. Talvez você possa ver quase todos. Se alguns estiverem confusos, talvez você precise de mais informações.

5. Observe Etapas Específicas na Trilha. Ao olhar a trilha, você vai notar muitas etapas específicas. Pergunte a si mesmo, "Como usei minhas habilidades e agi no mundo para chegar a plena realização desta meta?" Veja e ouça os recursos, habilidades, ações e contatos com as pessoas, todos os diferentes elementos que levaram, passo a passo, à sua meta. Não se apresse. Delicie-se vendo o que você fez para alcançar a sua meta. Preste atenção no que aconteceu após essa ação. Veja as muitas ações, os novos recursos, novas habilidades, no momento em que acontecem. Ao ver essas etapas, veja como isso faz parte do desdobramento da sua missão. Tendo caminhado paralelamente à trilha e observado as muitas ações e habilidades específicas que o levaram até lá, observe e anote a seqüência de acontecimentos e o tempo que esses passos podem levar para serem dados.

6. Volte ao Presente. Volte ao presente momento com uma nova avaliação das etapas na trilha para a sua meta.

7. Avalie a Meta. Ao olhar a meta diante de você, preste atenção como ela é maravilhosamente atraente. Se quiser se demorar um pouco mais para fazer esta meta ainda mais atraente e irresistível, siga em frente.

A primeira vez que fizer esse processo, pode haver lacunas. Em geral, uma lacuna mostra onde você precisa reunir mais informações de alguma fonte externa livros, amigos, consultores para lhe possibilitar a realização deste passo em particular. Assim sendo, repita a etapa. O importante é que essas seqüências, pela repetição, se tornem softwares mentais automáticos.

Na sua mente, estes primeiros dois exercícios precisam ser como um software de gerenciamento de projetos da NASA. Podem ser executados todas as manhãs ou a qualquer hora que desejar usá-los.

Retornando pela trilha que o havia levado àquela meta, sua mente sábia e consciente revelou aspectos importantes de como você irá atingir a sua meta. Para aprimorar ainda mais a sua compreensão da seqüência de etapas, ao longo da trilha que vai alcançar a sua meta para aquele papel, é importante caminhar para frente, ensaiando mentalmente estas atividades na seqüência em que irá desempenhá-las.

Ensaio Rápido

1. Assuma o Papel. Diga, "No meu papel como um grande desejo satisfazer meus valores mais significativos em ação". Procure no tempo a sua meta para este papel, veja a meta.

2. Caminhe pela Trilha. Veja a trilha que você vai percorrer para fazer a sua meta acontecer. Adiante-se com velocidade apenas para um rápido ensaio da seqüência dos acontecimentos na sua trilha.

3. "Direcione-se" Novamente para Trás. Quando você atingir a sua meta, observe quando foi que ela se completou. Em seguida, retorne ao seu tempo atual. Neste ponto, você terá criado o seu futuro atraente para um papel essencial, já viajou no tempo para visitar aquela meta, viu a trilha que será necessário percorrer para chegar lá e ensaiou melhor o plano. É impressionante o poder da imaginação! Agora é hora de agir de "fazer acontecer", como o Capitão Jean-Luc Picard do filme Jornada nas Estrelas. A ação precisa saltar da sua imaginação. Se quer ser um realizador visionário e não um sonhador ocioso, é preciso dar mais um

Agindo

1. Determine um Prazo Realista para Terminar. Passe os olhos pelo seu calendário e anote uma data estimada para comemorar quando tiver alcançado a sua meta.

2. Programe as Suas Etapas. Encontre épocas realmente ótimas, na sua programação, para cumprir cada uma das etapas da trilha que vai levá-lo à sua meta. Escreva as datas no calendário.

3. Fique de Olho na Sua Missão. Observe agora que sua missão está sempre no fundo da sua imaginação. Ela tem um propósito forte e atraente que o energiza, puxando-o para frente. Divirta-se, mantendo esta visão do seu papel e da sua meta e de como você vai alcançá-la. Você pode apreciar a sua visão de vários pontos de vista. Pode vê-la a partir do presente e do futuro, e os passos que está dando. Você pode ir ao futuro e olhar para trás e ver como chegou lá. E pode, também, caminhar paralelamente ao longo desta trilha e ver o que fez a partir do ponto de vista de um observador.

4. Faça. Agora, quando chegar àquele momento marcado no seu calendário, dê todos os passos planejados, sabendo que está no caminho para o seu futuro cintilante, ao mesmo tempo que se diverte e se satisfaz com o presente. É hora de agir, com o pleno envolvimento dos recursos da criatura mais inteligente e cheia de qualidades no universo conhecido um ser humano: VOCÊ.

Revendo o que Você Aprendeu

A diferença entre ter simplesmente um sonho e ser um realizador disciplinado é: nem todos os sonhadores realizam seus sonhos, mas todos os realizadores sonham. Eles energizam seus sonhos com ação. A felicidade acontece para aqueles que sonham seus sonhos e fazem exatamente o que é necessário para que eles se tornem realidade.

Alguns conceitos importantes que exploramos e vivenciamos neste capítulo incluem:
-Missão ou vocação - descobrir o propósito da sua vida.
-Papéis - as múltiplas identidades que você assume para satisfazer sua missão.
-Valores - o que é importante para você, revelada por sua reação emocional à maneira como desempenha o seu papel.
-Metas - os resultados específicos que você deseja a fim de viver seus papéis de maneira extraordinária, coerente com sua missão e seus valores.
Lembre-se de que estas etapas do Processo de Conquista de Metas o ajudam a realizar sua missão:

-Projetar uma Meta Bem Formulada.
-Criar um Futuro Atraente.
-Desenvolver um Plano.
-Fazer um Ensaio Rápido.
-Agir.

Ao usar este processo várias vezes seguidas, sua missão e as metas necessárias para realizá-las se desenvolverão rapidamente.

Conforme for se revelando a pessoa que você é, neste conjunto de identidades, sua noção profunda do propósito se intensificará. Internamente, você pode ouvir os sons e conhecer os princípios que o guiam nesta missão. Pode sentir estes sinais interiores de propósito e importância, seus valores significativos, quando eles brotarem dentro de você.

Quando o propósito maior da sua vida ilumina suas metas, elas assumem um significado especial; você tem energia para conquistá-las porque são ao mesmo tempo divertidas e importantes. As metas fundamentadas em uma missão se originam daquilo que você é. Não existe uma lista de coisas a fazer. Elas emergem, naturalmente, quando você busca seus valores e a sua missão. Como seus heróis e heroínas, você tem uma sensação especial de coerência ao buscar ativamente os marcos importantes dá sua missão, os marcos da sua jornada pela vida

VOLTAR