Um Planejamento com a sua marca - Evidências de Sucesso e FeedBack

Palavras Chave: Aprendizagem,Coach, Coachee, Coaching, Convivência com os erros, Diagnóstico, Evidências de Sucesso, FeedBack, Mudanças, "Planejamento com a sua marca"

Em todos os planejamentos de atividade, o item Evidências de Sucesso, precisa estar presente. Ele é o termômetro de indicação, FeedBackse o nosso passo a passo está transcorrendo naturalmente ou não. A inteligência de um planejamento está em sentir a diferença entre: "Persistir até dar certo" e "Mudar porque os resultados apresentados precisam de realimentação".

Mas por que preciso medir os meus prováveis erros? Não seria uma forma de colocar negativismo em meus projetos?
Foi o que me perguntou recentemente um Coachee, enquanto formulávamos o Planejamento com a "marca dele" para 2016.

Meu Coachee, eu e você, convivemos muito desagradavelmente com o erro, com o "não deu certo", principalmente quando o temos por inimigo e deixamos a surpresa recebê-lo. No item 3- O que você realmente quer? Certezas?, escrevemos: "Vivemos em mundo de incertezas. Todos os dias você precisa adaptar-se às mudanças apresentadas. Os caminhos que você trilha tem sempre um componente de mudança. Os procedimentos que você adota, tem sempre uma vertente diferente a cada etapa de ação. Por isso precisamos ter muitas certezas, conhecer nossos valores, saber o que realmente queremos, para conviver com as incertezas, que o mundo nos oferece a cada momento" Veja artigo completo - click aqui

Não existe Certo ou Errado, existe o útil e não útil. Preceito de Programação Neuro Linguística.

Melhorou?

Considerando o inteligente preceito da PNL, o não útil é visível quando faz parte do processo. Trabalhei grande parte da minha vida em Sistemas Computadorizados. Uma das etapas mais importantes dos sistemas de qualquer natureza é testar os erros de cálculo. Qualquer Analista de Sistemas precisa ter este foco muito claro. Antecipar-se aos erros, é apenas e tão somente corrigi-los, adaptá-los. Ao contrário, deixá-los acontecer, pode ser extremamente desastroso, às rotinas a qual se destina o sistema. Prejudica a credibilidade, a produtividade e os resultados. Conviver bem com os erros, antecipar-se a eles: É estar no comando de qualquer processo. Admitir os prováveis erros de rota, faz as evidências de sucesso, tornarem-se úteis aos nossos propósitos.

Mas e as culpas como ficam? Continua questionando o meu Coachee.

Procurar culpas e culpados é estar preso ao passado, é adiar seus projetos e planos. Mudar o foco para aprendizagem modifica o ambiente para diagnóstico, onde o útil e o não útil denotam lógica e lucidez. Você passa a analisar os acontecimentos como situações circunstanciais, absolutamente naturais em qualquer processo que seres humanos participam, onde nem sempre ganhamos, porém aprendemos a ser fortes na arte de como chegar à vitória. Seus objetivos podem ser enriquecidos com mais essa experiência, em resumo, você estará voltado a ter foco no útil, ao:

- selecionar forma e cuidados na ação:
- ser flexível o suficiente para mudar sempre que necessário;
- ser proativo sempre: estar do lado da causa e da solução;
- ser resiliente: saber agir na adversidade e sair transformado positivamente.

Com esse enfoque você não terá medo de fracassar, pois conhece o caminho, seus impedimentos, suas vantagens e, principalmente, sabe como refazer quantas vezes forem necessárias.

Chegando o FeedBack

E quando der certo, Deixo o projeto seguir sozinho? Continua mais uma vez meu Coachee.

Quando você começou um projeto que tem a sua marca, com: Congruência, Clareza, Certezas, Assertividade, Mensurabilidade, Possibilidade de sucesso, tem datas estipuladas e lógicas para ser realizado, "dar certo" é uma questão de controle das evidências de sucesso. O termômetro (feedback) deve ter indicadores muito precisos:

1- Como está a evolução dos resultados, dentro das datas intermediárias e finais?
Importante ressaltar que os resultados podem sofrer modificações, em função da evolução do projeto. Se pudermos melhorar sua perspectiva é uma indicação que o projeto está caminhando para o sucesso. As datas não estão sendo cumpridas? Faz-se necessário rever o projeto como um todo, se realmente ele é importante para você. Que bom que podemos mudar, você concorda?
2- O que os resultados têm trazido de aprendizado para você?
3- As ações estão alinhadas com seus valores? Estão confortáveis para você?
4- Surgiu algum desânimo, pensamentos sabotadores, durante a execução das ações? Se sim como estas crenças tem sido tratadas? Quem está no comando você ou suas crenças?
5- Como está a ecologia do seu projeto? Alguma pessoa está sendo afetada com o seu projeto?
6- Você continua vislumbrando o futuro e o sucesso deste projeto?

Eu sugiro que você quantifique com uma nota as respostas acima. Tire uma média aritmética. Se o resultado for menor que 7, os itens com notas mais baixas precisam ser rigorosamente trabalhados.

Como sempre estarei esperando seus comentários.

   

 

 

 

 

 

Master em PNL

Click aqui para falar comigo ==> elzaconte@coachviaconte.com.br

 

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.

VOLTAR