Comunicação Equivocada

Você viverá muito melhor sabendo dessa verdade:O significado da comunicação é a resposta que se obtém, apesar da intenção do comunicador. (Pressuposto de PNL - Programação Neuro-Linguística).

Palavras chave: Altruísmo, Coach, Coachee, Coaching, Despedida, Festa surpresa, Homenagem, Mapa/Território, Comunicação.

Nos anos 1980 eu possuía uma escola de educação infantil. Umas das professoras mais competentes e queridas da escola pediu afastamento para alçar novos desafios (segundo ela). Eu pessoalmente como coordenadora de atividades, sempre incentivei as pessoas a crescerem pessoalmente. Aquela professora iria fazer falta, todavia saber que a mesma, iria ter um emprego melhor remunerado era sem dúvida um consolo. Observe a importância de conhecer o receptor da mensagem, seu Mapa/Território(*) para que a mesma tenha o efeito desejado.

Todas as crianças ficaram muito tristes. Resolvemos então no seu último dia de trabalho, fazer uma festinha surpresa. Homenagem justa e merecida a toda sua dedicação e carinho com os pequenos. Cada criança trouxe um prato de doces, preparamos um teatrinho, uma apresentação de dança. Eu pessoalmente fiz todos os esforços para que aquela homenagem ficasse gravada na mente da professora e das crianças. Na época eu também não soube observar o Mapa/Território (*) da nossa homenageada.

Tudo em segredo hem?!? Foi uma dificuldade manter silêncio sobre o assunto. As crianças estavam muito ansiosas. Chegou o grande dia. Pedimos para que a homenageada, fosse fazer um serviço externo na Delegacia de Ensino, para podermos aprontar a festinha.

Foi uma experiência fantástica para as crianças, elas estavam preparando uma homenagem para uma professora. Na idade dos pequenos da época, 4 a 8 anos, o mundo gira em torno delas. Priorizar e enaltecer outra pessoa é um exercício fantástico de altruísmo. Aproveitamos para conversar muito com os pequenos as respeito.

Quando ela chegou, contando com a conivência da Delegada de Ensino da região, que a manteve na Delegacia todo o tempo, gritamos: SURPRESA.... Alguns pais vieram também para despedir-se da professora. Imediatamente sentimos que ela ficou muito contrariada. Fechou-se em uma sala e chorou muito. Após muita insistência minha, conseguimos conversar. Disse-me ela:

- Além de você não ter insistido para que eu ficasse na escola, ainda prepara uma festa. Vocês estão comemorando a minha saída? Mapas e Territórios em perfeita desarmonia.

Naquele momento as palavras não teriam sentido. Apenas a abracei carinhosamente e desejei muito sucesso em sua vida. Um casal de pais a levou para casa, tal era sua revolta e tristeza.

Precisamos com muita paciência explicar aos pequenos, o que estava acontecendo. Confesso que todos eles ficaram decepcionados com o insucesso da homenagem. Nos dias seguintes, apenas respondemos para as crianças que perguntavam, o que havia acontecido. Trabalhamos naturalidade.Foi enfatizado que a Professora estava muito emocionada e grata pela homenagem. Destruir o que havíamos trabalhado sobre altruísmo, não era salutar para o momento. Os pequenos teriam outras oportunidades na vida para aprender sobre o assunto. Foi o objetivo da reunião seguinte com os pais.

Foi a última vez que vi a professorinha, que apesar da intenção positiva em lançar um desafio para a direção da escola, arcou com as consequências de uma comunicação equivocada.Eu arquei com as consequência de não ter entendido a sua mensagem. Até hoje sinto saudades dela. É fundamental ressaltar nesse sentido, que não há acertos ou erros nesse episódio. A professorinha apenas mostrou uma forma peculiar de comunicação, fazendo vir à tona o seu Mapa/Território.

(*)O termo Mapa é a forma como as pessoas interpretam a realidade (território). Cada ser humano tem uma versão dela. Não é a mais certa ou mais errada. É a sua versão. No artigo "Mamãe não tem Namorado", há uma explicação sobre Mapa/Território. Click aqui

Ao considerarmos as informações sobre Mapa/Território, é fácil concluir que a comunicação de nossas palavras, gestos e atitudes não verbais, passa por um filtro perceptivo, o que provoca uma interpretação peculiar e individualizada.

Importante: O que você tenta dizer ou mostrar, pode estar sendo ouvido de forma totalmente diferente da sua intenção de comunicar.

Como você sabe se o que foi comunicado foi ouvido?
- Conhecendo e respeitando o mapa do ouvinte. A resposta não satisfatória requer um ajuste de quem transmite a informação, pois quando ela não é entendida, é porque não foi bem comunicada.

É isso que fazemos quando falamos e os ouvintes não entendem?

Um Coach tem ouvidos treinados para ouvir suas dúvidas a respeito.

   

 

 

 

 

Master Practitioner em PNL

Click aqui para falar comigo ==> atendimento@coachviaconte.com.br

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.



VOLTAR