Um Planejamento com a sua Marca - Domínio do tempo
Palavras chave: Associação, Coach, Coachee, Coaching, Dissociação, Linha do Tempo, Planejamento,Procrastinação

Prezados amigos, dando continuidade a nossa análise sobre: "Como fazer um planejamento com sua marca", destaco ter recebido vários retornos, com comentários sobre: Administração do Tempo, Gerenciamento do tempo, Manifestações como: "Tenho muita pressa em realizar minhas atividades", "Não consigo terminar nada", "Não consigo visualizar o futuro".

Apenas para alinharmos nossos pensamentos:
1- Você leu o artigo sobre Ser-Fazer-Ter? Onde é evidenciada a congruência, que devemos alimentar em nossos sentimentos, ações e domínios?

2- E fazer para Ser. Calma não é um jogo de palavras, é uma forma de mostrar como a ação, estimula nossa programação mental. Vale a pena conferir
3- Você comprou a idéia que nosso cérebro gosta de termos no positivo, pois denota assertividade, especificidade? Sim? Que bom... o primeiro grande passo foi dado. Hoje ouvi em um programa radiofônico um comentário genial: "Quando você abotoa o primeiro botão da sua camisa ou blusa errado, os outros ficam todos errados". Tudo a ver não é mesmo?
4- Você gostou do conceito sobre Níveis Neurológicos? O modelo é extremamente útil na medida em que ajuda as pessoas a conhecerem-se, e encontrarem soluções voltadas ao processo de estagnação de ações.
Veja esses e outros artigos em Menu Planejamento - Clique aqui

Você vai ler vários especialistas em administração do tempo, implorarem para você ser organizado(a), disciplinado(a), com sua agenda: diária, semanal, mensal; com seus projetos futuros, com a necessidade de planejar. Tudo absolutamente certo, se não fosse a falta de congruência com o domínio do tempo em nossas vidas. Você como eu já teve a percepção, que o dia precisaria ter 25 horas, não consegue realizar nada, vive apagando incêndios. Outros dias, porém você empurra o dia literalmente com a barriga, e para usar a expressão popular: Gostaria que o mundo terminasse em barrancos, só para morrer encostado. Um conceito muito importante para discutirmos, é a linha do tempo, criada a partir de 1985 por Ted James, um dos co-criadores da Programação Neuro Lingüística.

Você já deve ter visto várias linhas do tempo, principalmente na área de Marketing é bastante utilizada para demonstrar a evolução de um produto, desde o seu nascimento, principais eventos que marcaram e significaram sua evolução e performance até o dia de hoje. O futuro deste produto é um resultado do seu passado, acrescentado a ele os projetos de evolução do mesmo. Nós somos assim também: Nascemos em uma determinada data, temos eventos importantes em nossas vidas, que marcam e caracterizam nossas existências e temos um futuro a alcançar.

Quando analisamos a performance de um produto para planejarmos sua evolução futura, precisamos ter uma visão geral e geográfica de sua história. Esta visão chama-se "através do tempo", que é extremamente importante para visualizarmos o futuro. Nossa história também tem este mapa, veja na figura a seguir, o mapa de uma pessoa, comparando sua história com alguns fatos da história.

Tad James em seu livro: A Terapia da linha do tempo, afirma sobre o assunto:

"Nossas memórias, nossas decisões, nossas experiências, boas e ruins são coletadas na nossa linha do tempo, e determinam como nos relacionamos com o mundo. A maneira como armazenamos memórias, afeta o modo como vivemos nossas vidas e como experimentamos o tempo. O tempo é algo que me fascina. Eu tive uma empresa que ministrava seminários de administração do tempo, e isto foi há um longo tempo atrás. Eu era realmente fascinado pelas noções de estabelecimento de metas e de administração do tempo, e como o tempo parecia trabalhar a favor de certas pessoas e contra outras. Eu me indagava sobre a natureza do tempo. Eu li no dicionário que tempo é uma..."duração indefinida e ilimitada, na qual as coisas são tidas como acontecendo no passado, presente e futuro", o que não me ajudou muito a entender. Eu obtive uma definição, mas não uma razão porque."

"Eu percebia que algumas pessoas tinham todo o tempo que necessitavam, enquanto outras não. Observava que algumas pessoas pareciam bem organizadas, enquanto outras não. Constatava que algumas das que estabeleciam metas, as alcançavam e outras não. Eu me tornava cada vez mais fascinado com a questão do tempo..."

"...Muitos dos padrões de linguagem que usamos, são o resultado do conhecimento (consciente ou inconsciente) de como as pessoas organizam o tempo dentro de suas mentes"

A seguir o criador da Terapia da Linha do tempo, apresenta, entre inúmeras teorias, o conceito de In time (no tempo) e Through Time (através do tempo)
Na figura anteriormente apresentada, a representação é "Através do Tempo", você tem uma imagem dissociada do tempo. Ao estar dissociado do tempo, as emoções também ficam dissociadas, facilitando sobremaneira a análise da linha e sua evolução para o futuro. As pessoas que tem imagens da linha "no tempo" , tem o passado nas costas e o futuro a sua frente. Para estas pessoas, que não tem visão geral de sua Linha do tempo, tem dificuldades de análise e planejamento.

Importante observar que:

- a visão "no tempo", tem uma associação natural com as emoções envolvidas com as lembranças do passado (atrás), do presente (agora) e projeções para o futuro (à frente). Uma boa utilização do estado é sempre associar-se a lembranças e emoções positivas e agradáveis, que proporcionarão na execução de uma atividade: conforto e bem estar.

- a visão "através do tempo", tem uma dissociação natural das emoções envolvidas com toda a seqüência de acontecimentos de uma lembrança e projeção do futuro. Uma boa utilização do estado é sempre dissociar-se de lembranças e emoções negativas, que proporcionarão na análise de uma atividade: neutralidade e coerência.

Evidentemente há situações em que estar dissociado do tempo é vantajoso e outras não. Há exercícios muito eficientes para mudar de estado conforme a conveniência da situação.

- Exercício de associação.

Você precisa estar associado, quando está no presente, concentrado, envolvido com aquilo que faz. Por exemplo, terminar um relatório de atividades. O associado executa. A postura do associado é: Incline-se para frente, olhe de um lado para o outro como se você estivesse preparado para receber uma bola. Um goleiro quando está esperando a batida de um penalte deve estar altamente associado. Desta forma para recuperar o estado de quem executa , fique por alguns instantes nesta posição.

Procure lembrar-se de alguma situação semelhante, em que o estado de associação foi e será benéfico. Aproveite para associar-se a lembranças agradáveis, vivencie todos as sensações originais da lembrança. Execute a atividade associado.

- Exercícios de dissociação:

Você precisa estar dissociado quando necessita ter percepção clara do tempo, quando precisa analisar dados, quando precisa planejar.
Recline-se na cadeira e sinta os ombros continuarem caindo para trás. Deixe o queixo se erguer um pouquinho enquanto a cabeça também vira pra trás e deixe o corpo inteiro ficar quieto.

Dissocie-se de uma Lembrança Desagradável. Agora pense em uma lembrança moderadamente desagradável e demore-se dissociando-se totalmente dela. Veja a si mesmo nesta lembrança, como se estivesse assistindo um filme pela televisão. Pode ajudar se este filme for em preto e branco, ou o aparelho de TV estiver um pouco mais afastado, e a imagem for ficando cada vez mais apagada e menos nítida. Aprecie o sentimento de ser um observador neutro, mas interessado e curioso.

Prepare-se para dominar o tempo e o espaço: analisando e planejando.

Estes exercícios estão baseados no livro: A Nova Tecnologia do Sucesso - Steve Andreas e Charles Faulkner

Exercícios de associação são muito eficazes para quem vive apagando incêndios, sofre de ansiedade, tem dificuldade de concentrar-se em uma atividade,entre muitos outros.

Exercícios de dissociação são muito eficazes para quem vive empurrando com a barriga, procrastina, entre muitos outros.

O que você pensa de utilizar estas sugestões. Pratique os exercícios. Depois me conte o que aconteceu.

Em anexo publiquei parte do livro em destaque, com explicações mais detalhadas sobre associação e dissociação. Espero que você goste e incorpore a fascinante experiencia de saber dominar o seu tempo. Click aqui - Estados Mentais

A nossa busca por um "Planejamento com a sua Marca" está tomando forma. Bom? Ruim? Espero seus comentários.

   

 

 

 

 

 

Master Practitioner em PNL

Click aqui para falar comigo ==> atendimento@coachviaconte.com.br

Elza Conte - Uma Coach que acredita em constante reconstrução.



VOLTAR